quinta-feira, 12 de março de 2009

Somewhere over the rainbow

Andamos em uma era de revivals, voltados para o futuro, porém sempre com um pezinho no passado, ou melhor, com um olho no peixe e outro no gato, como diria D. Isa.
Que na moda isso existe, é incontestável. Vemos isso no uso de brilho, cores, leggings e ombreiras. Marc Jacobs que não me deixa mentir, juntou tudo isso em seu desfile na semana de moda da Big Apple, Outono-Inverno 2010.
Na música também, daí temos Amy, Duffy, Adele e etc.
Porém, nunca havia visto um retrô inspirado em uma capa de um álbum. Tudo bem que não é um álbum qualquer, estou falando do Dark Side of the Moon, do Pink Floyd.

Até pouquissimo tempo atrás (leia-se: até 2 dias atrás), eu não sabia nada sobre o disco, até porque o álbum é de 73 e, nessa época, meu pai, com 14 anos, ainda brincava de bila e nem pensava em começar a me produzir.
Já havia visto a capa do álbum inúmera vezes por aí sem liga-la a banda ou a qualquer coisa, até que li uma matéria no tecoapple que falava sobre a dita cuja. Depois disso, comecei a ver várias conexões com o álbum e resolvi fuçar para saber qual é.
A primeira coisa que descobri foi uma história bizarra de que o disco casa direitinho com o filme O mágico de Oz, como se ele tivesse sido feito como uma espécie de trilha alternativa. Para isso, basta apertar o play no cd ao ouvir o terceiro rugido do leão da MGM. Os adeptos de tal teoria criaram até um nome para esse efeito: The Dark Side of the Rainbow. Bizarro, ? Mera coincidência ou pura anedota? Não sei. Para saber mais sobre: click here.
Após este curioso fato, fui escutar o disco para entender porque ele é tão cultuado e celebrado no mundo musical. Achei o álbum muito interessante, apesar de não fazer o meu gosto. Dábliu me disse que o TDSotR foi o pai do rock progressivo, inserindo essas longas partes instrumentais nas músicas, acabando por sempre divertir mais a quem toca do que a quem ouve. Enfim, mais uma vez digo, gosto não se discute. Dou destaque para a faixa Money, The Great Gig in the Sky e Us and Them.
Agora, voltemos ao tema central. A capa. Ela virou fonte de inspiração para alguns produtos que já estão por aí, dos quais dou destaque para 2:

1- O tributo que a Converse fez em homenagem ao Pink Floyd, criando um tênis IN-CRÍ-VEL:

(Lembrem-se dele no meu aniversário, ok?)

2 - Um modem para entrada USB também inspirado na mesma capa:

Bacana, não? Também achei. No TrendsNow tem o processo criativo do modem.
Será que o álbum-referência virou tendência para 2009 ou a tendência agora é se insipirar nas capas e mandar ver? Se a resposta for esta última opção, já quero o meu Converse com a estampa do Empire of The Sun!
Just kiddin', just kiddin'... Mas se essa moda pega...
Para finalizar, eu me despeço com um clipe da banda gravado ao vivo durante um show em 94 , Time. Apesar de ser ao vivo, é muito bacana, pois o palco é incrível e as imagens que ficam passando, também.

Hope u like it.

2 comentários:

  1. (Comentário nada a ver...) Nunca estive tão perto de colocar a leitura do teu blog em dia. Faltam só esse e mais 3 posts. =D Tu escreves numa velocidade supersônica! Hehehehe.

    ResponderExcluir
  2. Aeeeeeeew!!!!
    Minha é devagar que se chega lá!

    ResponderExcluir