sábado, 17 de janeiro de 2009

Eu sou a mensagem

Meu 10º post!!! Superei minhas expectativas, rapah!!! Para comemorar, um bom livro!


Ontem terminei de ler Eu sou o mensageiro, de Markus Kusak.
Achei o livro espetacular. É o tipo de livro que deixa um vazio quando termina. Você devora as páginas e quando chega ao final bate aquele arrependimento de ter lido tão rapidamente...
Antes de falar sobre o livro, só um pequeno adendo... Adivinhem de onde o autor é??? AUSTRÁLIA (definitivamente eu preciso ir para lá!!!)!
Agora, falemos sobre o livro...
Ele conta a história de Ed Kennedy, um Looser total, de 19 anos, que não possui nada além de seu cachorro super fedido, Porteiro, e seus amigos Ritchie, Audrey e Marv. Ed tem uma família também, na qual o pai morreu por causa do alcoolismo e a mãe o odeia por ele não ter obtido sucesso como seus irmãos.
O cara leva uma vida medíocre até que, uma certa manhã, ele acaba impedindo um assalto a banco e tudo muda... Ed passa a receber cartas de baralho, com algumas missões... E a história se desenrola.
Uma história emocionante. Creio que o livro todo, na verdade, é um processo de autoconhecimento, pois a medida que Ed vai resolvendo as missões ele vai se descobrindo e sabendo do que realmente ele é capaz de fazer. Além, é claro, das inúmeras tiradas que fazem você pensar por um bom tempo... A que mais martelou na minha mente foi um trecho em que Ed senta para conversar com seu irmão Tommy:

A gente se senta nos degraus da escada da frente, metade dos quais está na sombra, e a outra metade, toda iluminada pelo sol. Obviamente, eu fico na parte da sombra e o Tommy se senta na luz. Mais simbólico do que isso, impossível.
(...)
Eu queria ficar na varanda com ele até o sol brilhar sobre nós dois, mas não fiquei. Eu me levantei e desci as escadas. Prefiro correr atrás do sol a esperar que ele venha incidir sobre mim.

Enfim, um livro com uma linguagem de fácil entendimento, que assusta nas 3 primeiras páginas pelos palavrões e gírias, mas depois você se acostuma, que mistura momentos de comédia com alguns de grande sentimentalismo e até, diria eu, de reflexão. Uma leitura muito prazeroza, simples e ao mesmo tempo complexa. Aconselhado a todos que gostam de ler, sem restrição de idade.
Markus Kuzak, o autor, também escreveu A menina que roubava livros, outro livro EXCELENTE. Mas isso, é uma outra história, ou melhor, um outro post.

Para a saideira, preparei um clipe muito bacana também. De uma garota britânica chamada VV Brown. Ela é mais uma aposta da BBC para 2009 (aquela lista que eu postei da última vez, lembra? não? ok, ok, aqui vai ela traduzida e comentada, mané: http://rraurl.uol.com.br/cena/6094/O_som_de_2009__segundo_a_BBC) e ficou em 7º lugar! Também tenho a impressão de que ela tem tudo para estourar. O rraul diz que ela é uma mistura de Amy Winehouse com Duffy se divertindo com a música.
Enfim, deem uma olhada no clipe de Crying blood e façam suas apostas vocês também.

Vaarwel!

Nenhum comentário:

Postar um comentário